Guia Completo Para Evitar a Falência e Alavancar Seu Negócio em Tempos de Pandemia

como evitar falência

E aí, o que você está fazendo para evitar a falência e alavancar o seu negócio em tempos de crise?

Está tendo dificuldades para se adaptar ao mercado digital? Não está conseguindo garantir estabilidade financeira para sobreviver em meio à pandemia?

Deixa eu adivinhar… você esqueceu de se preparar para épocas difíceis porque preferiu apostar numa estratégia voltada somente para o “faz-me rir”, né?

Pode até parecer um pecado (ou piada) ter boas notícias num momento tão difícil como esse, mas eu tenho uma ótima notícia para te dar…

Você já pode parar de chorar enquanto pensa na morte da bezerra (nesse caso, do seu negócio). Esse artigo vai ajudá-lo a sair dessa situação de forma simples e descomplicada.

O primeiro passo para fazer a roda da fortuna girar é seguindo este tutorial de como montar sua loja virtual.

Confira todas as etapas para transformar o seu negócio físico em digital e ultrapasse fronteiras no mundo dos negócios online!

Pronto! Já é meio caminho andado…

Agora, dá uma olhada nessa lista com 6 dicas que eu preparei para você criar uma loja virtual de sucesso:

  1. Escolha um nicho: Não abra sua loja virtual sem antes descobrir em qual nicho você quer trabalhar. Pense no que você gosta de fazer, quais as suas habilidades e como pode ganhar dinheiro com isso.
  2. Selecione o produto: Após escolher um bom nicho para sua loja virtual, defina quais os produtos que serão vendidos nela. Não precisa se limitar, porém, selecione um item específico para ser o “carro-chefe” do seu negócio.
  3. Planeje sua loja virtual: Planejamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio, seja ele físico ou virtual. Então planeje as suas ações, estude o mercado, acompanhe a concorrência e assim por diante.
  4. Crie uma loja online de qualidade: Invista em um empreendimento virtual de qualidade. Se possível, contrate uma empresa especializada na criação de lojas virtuais para ajudá-lo.
  5. Ofereça um bom atendimento: Lembre-se de que um cliente satisfeito sempre retorna. Por isso, ofereça um atendimento de excelência. Trate seus clientes como você gostaria de ser tratado.
  6. Seja verdadeiro com o seu cliente: Você não venderá online por muito tempo se for do tipo que mente, pois uma hora ou outra o cliente vai descobrir e isso não será nada bom para o seu negócio.

Quer um bom exemplo? Dê uma boa olhada nas páginas de Reclame Aqui e você verá o que eu estou dizendo.

Momento Reflexão sobre o seu Estado Atual

Você deve estar pensando: “Como eu vim parar aqui?”

Finja por um momento que está de castigo e reflita um pouco: “O que realmente me trouxe até aqui? Quais os erros que eu estou cometendo, afinal?”

  • Não contei com a crise? Um dos primeiros erros que talvez você tenha cometido foi achar que a crise nunca bateria na sua porta. Doce ilusão!

Agora você já sabe: esteja sempre preparado para encarar qualquer dificuldade e trate de se adaptar ao mercado imediatamente!

  • Não me planejei? Infelizmente, a maioria não se preocupa em ter um plano estratégico porque só pensa em melhorar processos, aumentar a eficiência e enxugar custos desnecessários, tudo isso somente quando a crise se estabelece.

Por isso, é essencial revisar as estratégias do seu empreendimento se quiser recuperar o vigor financeiro e evitar a falência.

Com um planejamento bem elaborado e colocado em prática, seu negócio terá maior sustentabilidade para passar por tudo isso. Portanto, trate de ter sempre um bom plano estratégico em mãos!

  • Não investi no meu empreendimento? Um dos segredos para obter sucesso é prover de uma boa publicidade para o seu negócio, e isso requer um investimento necessário e bem calculado.
  • Culpei a crise pelo meu erro? Ao invés de colocar toda a culpa na crise atual, esteja ciente de todos os riscos e saiba calcular muito bem as suas apostas. Pense nisso se quiser elevar o seu negócio para o alto e avante!
  • Procrastinei para achar uma solução? Adiar as coisas importantes e esperar que a solução caia do céu pode ser um erro irreversível para o seu negócio. É exatamente aqui que o termo “tempo é dinheiro” se encaixa.

Esse é um bom momento para voltar o seu foco para o que realmente interessa. Deixe a procrastinação de lado e comece a pensar nas possibilidades que podem te levar longe.

  • Não tive visão de mercado? Se você é um desses que acredita que a crise paralisou o mercado, então você está errando feio por não observar o que acontece à sua volta. Esse pode ser um dos motivos que te trouxeram até aqui.

Busque ampliar suas visões estratégicas e inovar no campo empresarial. Assim, você estará alavancando os seus negócios e se desvencilhando dos problemas.

  • Gastei mais do que devia? Você precisa estar atento para reduzir os custos necessários e investir somente naquilo que é essencial para o seu negócio, especialmente em tempos de crise.

Esse processo deve ser muito bem analisado, o que normalmente não acontece, geralmente por conta de uma visão megalomaníaca ou pela falta de mentoria adequada.

Muita gente consegue manter o próprio negócio porque se preparou corretamente para enfrentar a crise. Ou porque já tinha dinheiro em caixa.

E o que eu quero para você é que se torne um empreendedor bem sucedido no mercado, seja ele físico ou digital!

Abra a sua mente: essa é a verdadeira chave para o sucesso!

Pronto! O pior já passou… agora você já pode respirar fundo e relaxar! Viu só como o seu problema nem era aquele bicho de sete cabeças que você imaginou?

“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes, não podem mudar nada”. 

Agora que você está disposto a colocar o seu negócio nos trilhos novamente, que tal contratar aquele serviço de consultoria adequado para o seu empreendimento e finalmente colher os louros do sucesso, hein?

P.S.: A melhor maneira de alavancar os negócios é manter o foco e estar sempre bem preparado! Sucesso!