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Por que fazer publicidade no Instagram? Algumas razões para dizer “sim, aceito”

Muitos acreditavam que esse momento nunca chegaria, outros cruzaram os dedos para que não se tornasse uma realidade, mas a verdade é que desde o último 30 de setembro de 2015 o Instagram se uniu ao grupo de redes sociais que permitem publicar conteúdos patrocinados e não demoraram pra revolucionar o panorama da publicidade online.

Atualmente, o Instagram já tem mais de 400 milhões de usuários que publicam um total de 800 milhões de fotos e dão 1,2 bilhão de likes por diariamente. Portanto, se seus clientes potenciais estão no Instagram e também estão sempre ativos, por que não aproveitar o momento e além de fazer publicações no Instagram, também aproveitar para potencializar as suas campanhas publicitárias na plataforma?

Pra você ter uma ideia, estima-se que em 2017 a publicidade no Instagram supere a do Facebook e do Twitter, e que a receita vai somar mais de 2,8 bilhões de dólares – em comparação com os 595 milhões estimados este ano.

Portanto, podemos gritar aos quatro ventos e em alto e bom som que agora é a hora para incluir esta plataforma em suas campanhas de publicidade e apostar com força em publicidade no Instagram, porque esta rede social se tornou uma das melhores plataformas do mundo para anunciar atualmente.

Principalmente por três razões:

  1. O alto poder de atração que as  imagens geram
  2. baixo custo de criação de campanhas publicitárias
  3. Integração e a naturalidade dos anúncios, perfeitamente incorporado junto ao resto das publicações

Atualmente, os anúncios no Instagram aparecem assim:

publicidade no instagram exemplos

Além disso, juntamente com o Facebook e YouTube, o Instagram é a rede social em que os usuários passam mais tempo online, então a probabilidade de que a sua mensagem seja vista é altíssima.

Por outro lado, a publicidade do Instagram para Empresas está cheia de vantagens, porque como no caso do seu irmão mais velho, o Facebook, conta com um alto grau de segmentação. Por isso você pode criar anúncios para o tipo de público que você escolher –  e já está provado que que se você apontar somente para o seu público-alvo, é mais provável que você tenha melhores resultados.

Tudo isto sem esquecer que em comparação ao Google Adwords, LinkedIn, Twitter e até mesmo anúncios do Facebook, a publicidade no Instagram é muito mais barata, com custo por clique entre 0,01 e 0,015 centavos. Isso significa que você pode obter muita visibilidade investindo muito pouco dinheiro.

E já que essa pechincha não vai durar pra sempre, agora é o momento de aproveitar a novidade!

A melhor parte é que para anunciar no Instagram você não precisa ser um gênio ou ter uma equipe criativa como as das grandes marcas. Com um pouco de imaginação você pode criar suas campanhas de publicidade e promover o seu negócio, seus produtos e seus serviços de forma rápida, fácil e eficaz.

Quer saber como? Vamos mostrar agora!

Como fazer publicidade no Instagram e publicar anúncios que convertam: passo a passo rápido e eficiente 

1. Vincule a sua conta do Instagram com o Facebook

A primeira coisa que você precisa  saber quando anunciar no Instagram é que você precisa de uma conta no Facebook para depois vincular a sua conta no Instagram, uma vez que é através da primeira plataforma que você vai ter que criar, desenhar, configurar e executar os seus anúncios do Instagram.

Embora à primeira vista possa parecer inconveniente gerenciar sua publicidade no Instagram pelo Facebook, a verdade é que esta opção está cheia de vantagens, porque isso significa que, a partir da ferramenta de criação de anúncios do Facebook, o Power Editor, você vai poder projetar suas campanhas publicitárias para ambas as redes sociais com facilidade, rapidez e eficácia.

Para linkar ambas as contas, entre na sua fan page no Facebook, entre em Configurações, escolha “Anúncios do Instagram” e vincule sua conta do Instagram, como mostrado na figura a seguir:

A partir desse momento você já pode começar a criar e executar anúncios no Instagram.

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2. Familiarize-se com o Power Editor

Na mesma página de anúncios do Facebook você pode acessar o Power Editor para criar seus próprios anúncios no Instagram, como mostrado na imagem a seguir:

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Uma vez dentro do Power Editor,  – dá pra acessar diretamente aqui –  você verá um menu como o que mostramos abaixo e com o qual você deve se familiarizar porque é onde você vai projetar e configurar a sua publicidade Instagram.

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Como você pode ver, há várias opções e todas são fáceis de seguir e completar. Familiarize-se com elas e, em seguida, clique em “Administrar Anúncios“, seja para começar a criar seu anúncio ou conjunto de anúncios a partir do zero ou editar qualquer campanha já executada.

3. Escolha o tipo de campanha de acordo com seus objetivos

O primeiro passo para publicar anúncios no Instagram é criar o nome da campanha publicitária e selecionar o seu objetivo publicitário entre os mostrados na lista:

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Por exemplo, você quer levar mais tráfego para seu site? Ou, em vez disso você quer ter mais visualizações de vídeos? Escolha o objetivo prioritário sobre o qual vai girar a publicidade no Instagram e foque os seus anúncios em atingir esta meta.

4. Defina o público que pretende atingir

Uma das grandes vantagens de criar o seu anúncio através do Power Editor é que, como no Facebook Ads, permite a possibilidade de segmentar o público em relação às suas preferências e interesses. Isso é muito útil para otimizar seus gastos com publicidade, incidindo apenas sobre os usuários afins à sua marca:

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Ou seja, se você tem uma empresa de moda feminina e seus clientes potenciais são mulheres entre 18 e 29 anos, então você vai ser capaz de ajustar suas campanhas para alcançar exclusivamente a este público. E não faz falta dizer que isso tem um poder incrível quando se trata de aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Quanto à segmentação, por um lado você tem as opções básicas como idade, língua, origem ou sexo; e, por outro lado, você tem opções mais avançadas como a criação de públicos-alvo personalizados de acordo com os interesses ou com base em comportamentos e conexões entre outros, o que ainda lhe dá mais opções para restringir o público que pretende abordar.

5. Defina o orçamento

Como em qualquer campanha publicitária, na hora de anunciar no Instagram, também é essencial definir o orçamento. Isso é relativamente simples, como você pode ver na imagem:

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Por exemplo, você pode optar por investir cinco dólares por dia, durante o período de um mês ou dois ou concentrar todo o seu orçamento em poucos dias para ganhar mais visibilidade no menor tempo possível – mas tenha em mente que você precisa menos duas semanas para começar a ver resultados significativos.

6. Decida que tipo de anúncio será publicado

Atualmente, existem quatro tipos de anúncios que você pode criar para mostrar o seu público:

  • Imagem única: o anúncio mostra somente uma imagem.
  • Carousel: permite adicionar até cinco imagens que o usuário pode passar de um lado para outro.

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  • Reprodutor de Imagens: Você pode adicionar até cinco imagens para que se reproduzam sozinhas. É uma mistura entre a imagem única e o carousel.
  • Vídeo: você também tem a possibilidade de publicar um anúncio de vídeo, que não deve exceder 60 segundos.

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7. Aproveite corretamente o espaço

Pense que a publicidade no Instagram é muito especial: você tem muito pouco espaço para transmitir o que você deseja para o seu público, e que também é um anúncio que será exibido em dispositivos móveis.

Isso significa que você tem que apostar em anúncios com muito valor. Tente ser breve e direto e pense que quando falamos de publicidade, muitas vezes, menos é mais.

Você também pode aproveitar a oportunidade para incluir marcas d’água com seu logotipo e criar diferentes anúncios baseados nos seus objetivos, como fazemos com Postcron:

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Quando você vai fazer o design do anúncio, considere a resolução mínima da imagem: 600 x 315 pixels em anúncios horizontais e 600 x 600 px em anúncios quadrados. Sempre que possa, use o formato quadrado de 1080 x 1080 pixels: é como se obtém a melhor visualização.

8. Faça das #hashtags o seu melhor aliado

Não negligencie o poder que das hashtags. Então, pesquise quais são as mais utilizadas na sua área e tente usar pelo menos uma ou duas na sua publicidade – não se esqueça de que nas publicações orgânicas você deveria usar entre 3 e 7 hashtags. Uma boa opção seria a utilização de uma hashtag específica para suas campanhas de publicidade.

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Você não sabe quais hashtags usar? Leia este guia que escrevemos sobre o uso de hashtags para redes sociaisblico o que você quer que .

9. Inclua chamadas para ação

E se as hashtags são importantes, o que dizer das chamadas para a ação!

Os especialistas em marketing dizem que se você não informar ao seu público o que você quer que ele faça, dificilmente ele vai fazê-lo, é exatamente disso que consiste a call to action ou chamada para ação.

Diga aos seus clientes potenciais o que você quer que eles façam no seu anúncio e você vai ter muito mais possibilidades de ser atendido.

Por exemplo, você pode aproveitar o texto do seu anúncio para adicionar uma frase de efeito ou um comentário criativo. Por outro lado, aproveite a opção que o Instagram oferece para adicionar um botão de acordo com seus objetivos: seja instalar ou fazer o download de um aplicativo, ver mais informações e até mesmo comprar.

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É claro que, na hora de publicar os anúncios, lembre-se que, da mesma forma como no Facebook, você só pode adicionar 20% de texto na imagem. E ainda que o máximo de texto permitido seja de 300 caracteres, recomendamos ao redor de 150.

Mais uma vez: não use 10 palavras para dizer o que você pode falar em 5.

E como dica extra, tenha em mente que o humor funciona muito bem no Instagram então aproveite isso nos seus anúncios de promoções e criar anúncios divertidos, nem tudo precisa ser tão sério, nem na hora de vender.

Agora, depois de ter feito tudo isso, chegou o grande momento: lançar a sua campanha e publicar seus anúncios no Instagram!

10. Meça, interprete e otimize

O processo não acaba quando você publica os seus anúncios, mas podemos dizer que é precisamente quando tudo começa. Pense que nada do que você fizer vai ser útil se você não mede o rendimento da sua publicidade no Instagram: é obrigatório analisar os dados de suas campanhas, uma vez que tenham sido lançadas.

Pergunte-se se você atingiu o resultado esperado, se você conseguiu cliques, downloads ou as conversões que você queria, e se criou diferentes anúncios – isso é altamente recomendado, porque dessa forma você vai ver que estilo o seu público prefere e que peça gráfica funciona melhor e sai mais barato –analise qual funcionou melhor e concentre seus esforços nisso. E acima de tudo, não perca a sua concorrência de vista, você pode descobrir novos caminhos quando menos espere.

Grande parte do sucesso das suas campanhas publicitárias vai depender da análise dos dados e das decisões tomadas com base neles!

muito importante: lembre-se que o Instagram é uma rede mobile, por isso, quando você escolher o site pro qual redirecionar o seu público quando clicarem no seu anúncio, tenha a certeza de ter um design responsivo e que a página de destino seja bem visualizada em dispositivos móveis, ou você pode estar perdendo muitas conversões.

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Bem, o que você achou deste guia sobre como anunciar no Instagram? A verdade é que não há melhor momento para dar o salto publicitário para esta rede social, então comece a projetar as suas campanhas publicitárias e a criar anúncios que convertam. Agora você já sabe por onde começar;)

Se você achou esse artigo interessante, sinta-se livre para compartilhá-lo com todos os seus contatos nas redes para que eles também podem aproveitar todo o potencial do Instagram. E se você “ficou querendo mais”, não deixe de ler estes artigos:

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