O que é Marketing Criativo? O Marketing Criativo tem a ver com a atração para algo criativo (original, diferente, inovador, humor, etc) que leve a uma tomada de consciência para a marca, empresa ou self-branding (marca pessoal).

“criatividade = a estudo + adaptação das ideias” John Howkins

A ideia é que seu estudo de possibilidades tenha um foco na inovação, mistura de elementor e propostas e gere o boca a boca. O marketing criativo também é conhecido como marketing de guerrilha. Com maior exposição da marca, sem necessitar de investimentos em mídia tracional (TV, jornal, rádio, revistas, etc).

Frequente nas redes sociais, a estratégia focada em publicações descontraídas e divertidas. Tem mais alavancagem através da internet, porém tem aplicações físicas. No marketing online visa atrair a atenção dos usuários, com conteúdos modernos e divertidos ao que acontece no dia a dia.

Vídeos famosos no Youtube, cenas de filmes, séries ou novelas, músicas-chicletes e os memes. Que viralizam com o intuito de atrair o público-alvo da campanha de marketing.

O conteúdo é facilmente compartilhado e costuma se disseminar com muito mais rapidez do que um conteúdo institucional. Tem objetivo de expandir os usuários atingidos e que se identifiquem com a marca como vídeos famosos do Youtube e os “memes”.

É necessário antes da criação das peças da campanha, identificar se o perfil da empresa é compatível com perfil do público e se aplicará uma linguagem mais séria e mais formal.

O conteúdo com esse modelo, pode ser interpretado de maneira negativa. Por isso é necessário profissionais de marketing e comunicação aptos a analisar, desenvolver conteúdos e principalmente a lidar com as possíveis controvérsias que eles podem gerar. A campanha pode suscitar boas e más opiniões. Então, o perfil de uma empresa deve ser monitorado corretamente, caso contrário o risco de manchar a sua imagem se torna latente.

É um marketing mais descontraído e com objetivo de relacionamento direto com o cliente. Também, com uma pitada de engajamento e compartilhamento de conteúdos que o faça se identificar com as mais diversas situações cotidianas, cria intimidade entre usuário e a marca e torna-se fácil a idendificação e interação, mantendo um contato mais próximo.

É um gancho pra aprofundar e analisar preferências, expectativas, desejos, com o objetivo de aperfeiçoar seus produtos e serviços.

O off-line traz para o online e vice-versa. Sendo aplicável para empresas que ainda tem uma presença digital muito tímida e queira impactar mais pessoas por meio de uma mensagem leve e divertida.